PASCOAL RAMOS

Mulher morre durante atendimento em UPA de Cuiabá após confusão envolvendo marido

· 2 minutos de leitura
Mulher morre durante atendimento em UPA de Cuiabá após confusão envolvendo marido
Ambos possuem deficiência auditiva, o que pode ter levado à dificuldade de comunicação com servidores. Paciente reclamava de dores intensas e dificuldade para respirar [Foto - Luiz Alves]

Conteúdo/ODOC - Arinalva Maria da Silva Soares, de 45 anos, morreu na noite dessa sexta-feira (19), após dar entrada em estado grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. Acompanhada do marido e 43 anos, ela chegou ao local apresentando dificuldade para respirar e queixando-se de dores intensas. O casal é portador de deficiência auditiva.

De acordo com a Polícia Civil, houve dificuldades de comunicação durante o atendimento, o que gerou um desentendimento no local. O homem teria demonstrado insatisfação e manifestado o desejo de levar a esposa para outra unidade de saúde, alegando não estar sendo compreendido pela equipe médica.

Diante do quadro clínico, a equipe decidiu internar a paciente. Durante a confusão, a vítima caiu no chão e, em seguida, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação realizadas pela equipe especializada, a paciente não resistiu.

Testemunhas foram ouvidas e o marido da vítima prestou depoimento com o auxílio de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Conforme o delegado responsável pelo caso, Rogério Gomes, ele só foi informado sobre a morte da esposa durante o depoimento. Até o momento, não há indícios de agressão física contra a vítima.

O delegado informou ainda que a declaração de óbito aponta como causas tamponamento cardíaco e hipertensão arterial, e que, a princípio, a ocorrência não é tratada como feminicídio.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a deficiência auditiva e de fala do acompanhante pode ter dificultado a comunicação no momento do ocorrido e reforçou que repudia qualquer tipo de agressão em unidades de saúde.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece os fatos relacionados ao atendimento de uma paciente ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pascoal Ramos, na noite desta sexta-feira (19).

A paciente A. M. D. S. S., de 45 anos, pessoa com deficiência auditiva e de fala, deu entrada na unidade por volta das 18h, queixando-se de dor na lombar, tontura, tosse e vômito há 1 dia. A paciente foi prontamente acolhida e avaliada pela equipe médica. Durante o atendimento, houve um momento de tensão envolvendo o acompanhante, em razão de dificuldades no processo de comunicação durante o repasse das orientações pela equipe de saúde.

De acordo com a avaliação clínica realizada na unidade, não foram constatados indícios de agressão física na paciente. No decorrer do atendimento, a paciente evoluiu para uma parada cardiorrespiratória e foi imediatamente encaminhada ao box de emergência. A equipe médica realizou todos os procedimentos de reanimação por aproximadamente 30 minutos; porém, apesar de todos os esforços, o óbito foi constatado.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, durante as avaliações médicas, não foram identificadas lesões corporais, sinais de agressão ou quaisquer escoamentos compatíveis com violência física. Também não houve constatação de agressões por parte do acompanhante da paciente no exame clínico.

Após o óbito, o corpo foi encaminhado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), órgão responsável pela investigação e pela determinação da causa da morte, conforme os protocolos legais.

A coordenação da UPA Pascoal Ramos acompanhou toda a ocorrência de forma direta e permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários, bem como colaborar com eventuais apurações.